Notícias


Queimados celebra inclusão e esporte com reinauguração do Ginásio Metodista

Atividades terão foco inclusivo com a realização da paralimpíada

02/04/2024 00:00

GABINETE DO PREFEITO

 

Faltam 115 dias para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, na França. E nesta terça-feira (2), aproximadamente 500 alunos da rede municipal de ensino de Queimados já deram o pontapé inicial com a primeira edição dos Jogos Municipais Estudantis e Inclusivos. Em alusão ao maior evento multiesportivo global, a abertura das atividades olímpicas nas escolas municipais aconteceu durante a inauguração do Ginásio Municipal Metodista, no bairro Pacaembu. 

A abertura dos jogos estudantis e inclusivos foi digna de um evento oficial com direito a revezamento da tocha olímpica, acendimento da pira olímpica e apresentações artísticas. Cada unidade escolar representou um país que estará nos Jogos Olímpicos. Ao todo, serão 12 modalidades para disputas entre os estudantes para as categorias sub-11, 13 e 15 e EJA Livre. Já os alunos da Creche ao 3º ano do Ensino Fundamental irão participar do 1º Dia Olímpico Infantil de Queimados. As seletivas ocorrerão entre 7 de maio e 20 de junho.

Os objetivos dos jogos são desenvolver a socialização, o respeito e a socialização e estimular a convivência entre as pessoas com e sem deficiência.  As modalidades terão foco inclusivo com a realização da paralimpíada em 25 de junho.

Além dos jogos tradicionais como basquete, futsal, vôlei, natação, atletismo, basquete, handebol, os Jogos Municipais Estudantis e Inclusivos contarão com modalidades como a bocha (são jogos de bola vinculado com o boliche) e goalball que (é praticado com uma bola que tem um guizo em seu interior para produzir sons).

ESPÍRITO OLÍMPICO

A professora da Escola Municipal Profª Maria Corágio Pereira Xanchão, Patrícia Pessoa, foi condutora da Tocha Olímpica Rio 2016 e fez a mesma coisa na abertura dos Jogos Estudantis e Inclusivos. Quem foi responsável por acender a Pira Olímpica foi o aluno da Escola Metodista, Miguel Marcos de 12 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista. 

A docente falou sobre esse momento que marcou sua vida e a importância dos jogos na cidade: "O esporte e a educação são aliados. A prática esportiva ajuda no desenvolvimento, disciplina e na construção de valores para que possamos viver em sociedade. Essa aliança ajuda muito na educação dessas crianças", reforçou.

Quem abriu oficialmente os Jogos Estudantis e Inclusivos foi o prefeito da cidade, Glauco Kaizer. O gestor falou da importância do espírito olímpico e da inclusão social. “O acolhimento, a motivação e solidariedade são características das disputas olímpicas. E hoje temos um motivo a mais para iniciar esse projeto em nossas escolas, além dos jogos em Paris em julho deste ano, hoje é Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A inclusão não é apenas uma responsabilidade da educação, mas também de todos nós. Por fim, estamos inaugurando a reforma do ginásio com um grande marco", disse.

 

Também participaram da cerimônia a primeira-dama, a professora Cristiane Kaizer,  o secretário de educação André Monsores, o secretário de esportes, Marcelo Leyed, a secretária de obras, Cristina Remann, representantes do legislativo, além de autoridades municipais.

Últimas Notícias

keyboard_arrow_left
    

Vagas são limitadas e acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados

Atividades acontecem no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ajuda na redução de casos do HIV

Durante três dias, mais de 500 crianças e adolescentes participaram do projeto da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Prefeitura

O Programa apoia a elaboração de ações de base ambiental de curto, médio e longo prazo

Bairros Eldorado e Parque Olimpo recebem investimentos da prefeitura para melhoria da qualidade de vida

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

Todos postos de saúde do município aplicarão as vacinas

    
keyboard_arrow_right
RUA HORTÊNCIA, N° 254
CENTRO - QUEIMADOS/RJ
TEL: (21) 2665-2206
E-MAIL: chefiadegabinete@queimados.rj.gov.br
Facebook   Instagram

Siga-nos nas redes sociais